quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AFOXÉ OYÁ ALAXÉ CONTAGIA E ENCANTA O FESTIVAL SERTÃO ITAPARICA MUNDO

TI TI AYÊ... OYÁ Ô!!! PARA SEMPRE SEJA OYÁ!

O Afoxé Oyá Alaxé sempre impecável!! contagiando o público florestano ao se apresentar pela primeira vez no Festival Sertão Itaparica Mundo, na cidade de Floresta/PE na última quinta-feira, 14 de setembro de 2012.

Com uma linda performance de palco o grupo mostrou que apesar de ter suas raízes fincadas no chão, a cultura do afoxé se adapta a qualquer situação artística que proporcione qualidade, sem perder a espontaneidade do povo, a força da tradição e o brilho que este grupo tem. Mais uma vez a vocalista e percussionista Maria Helena Mendes Sampaio (presidente do Afoxé e Iyakekerê do Terreiro de Mãe Amara), encantou a platéia com sua entonação firme, iponente e trovejada, levando a êxtase os presentes que juntos demostrou conhecer todo o repertório musical do Oyá Alaxé.

Dançarina Juliane Estevão

Destaque notável para o corpo de baile do afoxé Oyá Alaxé, puro encanto e sedução, movimentos amplos e fortalecidos pelas referências dos gestuais sublime que transcedem dos símbolos e características da dança do povo nagô à reverências que evocam a dança dos Orixás.


Alegria e Axé! palavras que traduzem a passagem do Afoxé Oyá Alaxé neste festival de referência para o sertão de Pernambuco. Pontua, a vocalista Maria Helena: "Está aqui no Sertão, mostrando a cultura do povo afrobrasileiro que traz na cor, nos cânticos, ritmos, movimentos dançantes, religiosidade, alegria e na fé a identidade de matriz africana que traduz um Brasil vivo, pulsante e existente na cidade do Recife. Isso é poder evidenciar a força das nossas raízes e reverenciar nossos ancestrais, que nos deixaram esse presente de Deus.  Música boa me disseram que é assim... bela, harmoniosa e forte! uma cultura que povo se identifica. Mostramos um pouco do que os Orixás, bisavós, avós e nós preservamos com amor, respeito e dedicação.  Espero vocês do Sertão no nosso carnaval 2013!!".


Fotos: Alex Nascimento.
Texto: F.G. comunicação.

Um comentário: