quinta-feira, 1 de julho de 2010

FÁBIO GOMES COMENTA AFOXÉ OYÁ ALAXÉ NO FESTIVAL DO CARIBE 2010

A 30ª edição do Festival do Caribe
"Fiesta del Fuego 2010"
que acontece entre 03 e 09 de julho em Santiago de Cuba será dedicada à cultura de Pernambuco e à Ilha de Curaçao. Uma das maiores festas nacionais, o evento reúne artistas do mundo inteiro com intuito de promover o intercâmbio de informações e estreitar laços. Pernambuco foi escolhido por sua identidade cultural em que muito se assemelha à de Santiago, desde a valorização das raízes afro, o instinto libertário, guerreiro, até o tipo de relação que seu povo tem com as manifestações culturais.

 As lindas yabás que abrilhantam o Oyá Alaxé
A Nação Cultural da Diversidade chamada Pernambuco aporta no Festival do Caribe 2010, tendo como foco o diálogo cultural entre Cuba/Pernambuco e todos os países caribenhos que integram seu povo nesta celebração cultural sem fronteiras.

 
Maria Helena - A voz nagô do Recife
A diversidade cultural do estado será destacada a partir das suas identidades regionais, presentes nas Regiões de Pernambuco, com sua cena cultural nas diversas linguagens e formas de expressão. Em especial, Pernambuco fundamentará essa irmandade com Santiago de Cuba através do grupo Afoxé Oyá Alaxé, manifestação que traz na sua essência um conjunto cultural de grande semelhança com a cultura da Santería Cubana.


O grupo mantém com resistência e beleza a tradição afro


Com apenas seis anos de atividade se destaca no carnaval pernambucano como uma das mais bela e autêntica expressão da cultura negra de raiz e apresentará no festival o espetáculo “Afoxé Oyá Alaxé – Nação Africana nas Américas”. A proposta do grupo é difundir e dar maior visibilidade a cultura de matriz africana da Nação Nagô-Iorubá, uma das mais antigas e atuante tradição africana nas Américas, além do colorido, da energia e resistência dos Afoxés Pernambucanos, primando sempre pela qualidade impressa na sua personalidade musical, coreográfica, estética e espontânea.

Família, tradição e o axé da comunidade... forças do Afoxé
  
Trazendo a força dos Orixás e a magia do axé contida na cadência ijexá, ritmo principal dos afoxés, o Afoxé Oyá Alaxé, oriundo do tradicional Terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá (Ponto de Cultura da FUNDARPE), no Bairro de Dois Unidos, em Recife. O nome do grupo se refere a uma evocação à divindade Oyá (também conhecida por Yansã, deusa dos ventos e tempestades) que significa: Oyá Alaxé - a Deusa da Energia Vital, a possuidora do Axé.
O Oyá Alaxé cultura e beleza negra 
 intensa produção musical o grupo já lançou um CD Single intitulado: Cantos e Encantos (2004); anfitrião na gravação do CD Terça Negra Especial (2006) - patrocinado pela Fundação Palmares, em 2008 lançou o CD: Afoxé Oyá Alaxé – Ação Afirmativa do Povo do Axé; atualmente prepara seu mais novo álbum (CD e DVD) que levará o nome do espetáculo que será apresentado no Festival de Caribe: “Afoxé Oyá Alaxé – Nação Africana nas Américas”.
Fábio Negão - Intervenção cultural desenvolvem as comunidades afro
Segundo o mestre de percussão e diretor do Afoxé Oyá Alaxé, Fábio Gomes, intervenções culturais em espaços e comunidades afro geram desenvolvimento sustentável e reforçam a importância da demarcação no espaço artístico, fonográfico e na cadeia produtiva de festivais por estes gêreno musical chamado afoxé. “Este trabalho representa um avanço importantíssimo para nossa manifestação cultural, além de ser um instrumento de reafirmação da identidade afro-descendente, em meio a todos os obstáculos que o mercado fonográfico impõe a cultura popular. Para este primeiro espetáculo internacional solo fizemos questão de gravar um CD no salão sagrado do nosso terreiro, por ser o espaço que dá origem a todo o significado do nosso afoxé e para referendar o candomblé como fonte fundamental desta manifestação artístico-cultural”, pontua.
CONTATOS: (81) 98312686- FÁBIO GOMES

Vídeos do Afoxé Oyá Alaxé no You Tube, Comunidade Orkut, site da Trama Virtual, site do Selo Mundo Melhor e conheça nosso blogspot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário