segunda-feira, 19 de agosto de 2013

domingo, 11 de agosto de 2013

PESSOAS DE BONS CORAÇÕES SOLIDÁRIOS A CAUSA DOS COELHOS PARTICIPAM DE DOAÇÕES NA REDE FAVOS

A PRIMEIRA ENTREGA DE DONATIVOS FOI MARCADA POR MUITA EMOÇÃO POR AMBAS AS PARTES, DOADORES SOLIDÁRIOS E PESSOAS DESABRIGADAS.



Neste domingo (11), muitos pais foram homenageados pelo seu grande dia em todo o Brasil, mas no bairro dos Coelhos, este dia teve um sentido bem diferente, pessoas humildes e, ainda, desabrigadas pelo incêndio de grave proporção que aconteceu na favela do Campinho, estavam bastantes abatidos e tristes, sem moradias, perspectivas e nenhum pertence, praticamente sem dignidade. A maioria vivendo temporariamente na casa de parentes ou amigos da favela, outros em alojamentos assistenciais do Recife.




Foi um domingo diferente, porque depois da dor da perda esses pobres, puderam se sentir pessoas vivas e com história para contar, sem nenhum receio de receberam das mãos de pessoas e empresas solidárias donativos como roupas, calçados, produtos de higiene, alimentos, água mineral, eletrodomésticos, móveis e brinquedos, que motivados pela fé, esperança e palavras de carinho e superação, sentiram um acolhimento e fortalecimento espiritual, mental e físico que a Rede Favos proporcionou através da entrega dos donativos.










"Deus, nos honrou com todas essas doações", disse Maria Luiza, moradora a 52 anos na comunidade, de tudo  foi recebido, após passado a triagem, muitos foram selecionados como usáveis e não usáveis. Alimentos foram embalados, outros preparados e servidos as mães e crianças da favela (como no caso das doações da Padaria PanClara), eletrodomésticos, carros de bebês e móveis foram entregues as mães grávidas.   A jovem mãe Nina, disse:"Muito bom, receber aqui, pois fomos muito bem tratadas e nossos filhos também, sem empurra-empurra, sem desorganização e gritaria, porquê antes tava demais.... muita gente tumultuando", informou.








É necessário que as pessoas solidárias tenham compaixão e observe que doação, para nós, só serve se prestar para ser utilizado por outra pessoa, não adianta doar produtos rasgados, danificados, próximos do vencimento, queremos dar dignidade e para isso, doar coisas em bom estado é fundamental.  Para Maria de Lúcia, que trouxe duas sobrinhas desabrigadas ela comentou: " ficou melhor receber em mãos as doações, pois tem muitas pessoas que não passaram pelo incêndio e receberam de pessoas doadoras os produtos, já as doações do IASC, inicialmente não vieram tantas coisas boas. Aqui fica perto de nós e tudo que está aqui na sacola é de ótima qualidade, até os brinquedos das crianças".









Queremos agradecer a pessoas e empresas solidárias como: PanClara, Digital Cell, Daniela Gouveia, Cristiane, Gabi, Adriano, Janaína, Giselda, Flávio, que participaram dessa renovação de esperança na vida dessas pobres pessoas, bem como da equipe de voluntários da Rede FAVOS: Jarbas, Aline, Luiza, Airon, Taciana, Tiago, Lidiane, Pedro, Eduardo Soares, Fábio Gomes, Walesca, Aironzinho, Lucas e Mateus, que militaram e disponibilizaram tempo e amor, para doar seus melhores sentimentos a causa.  Agradecemos, também aos artistas Marcelo Assis, Junior MC e Niedson, que trouxeram alegria na tarde deste dia dos pais e da esperança.






quarta-feira, 7 de agosto de 2013

REDE FAVOS LANÇA CAMPANHA SOLIDÁRIA DE ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS PARA VÍTIMAS

JUNTOS, PODEMOS MINIMIZAR OS SOFRIMENTOS DE QUEM PRECISA DA SUA SOLIDARIEDADE.




Na segunda-feira (5), aconteceu um grande incêndio na favela do Campinho, no bairro dos Coelhos/Recife, que destruiu na região 110 casas de palafitas, e algumas de alvenaria, deixando centenas de famílias desabrigadas, em situação de puro desespero e dor. Pais e mães perderam o pouco que tinham, casa, dinheiro, eletrodomésticos, móveis, alimentos, vestimentas e seus pobres animais de estimação. Até o presente momento, encontram-se desassistidos e com dificuldades de alojamentos, suprimentos e agasalhos. Enquanto, autoridades políticas discutem e se articulam na busca de soluções emergenciais para resolver o incidente, a Rede Favos, preocupa-se, com uma evidente urgência, pessoas com fome e sem a mínima assistência, sofrendo em mais um dia sem nenhuma perspectiva concreta de solução das suas agonias.


Nós moradores e voluntários da organização social Favos – Favelas Articuladas e Organizações Solidárias, atuante e sediada na própria comunidade, sofrendo e participando de perto do drama vivido pelas vítimas, estamos mobilizando a sociedade, através de atitudes cidadãs, ativação de diversas mídias sociais e encaminhamentos de pautas jornalísticas, solicitando apoio, visibilidade e assistências às vítimas desta calamidade.



Estaremos abrindo as portas da nossa organização, que está em fase de construção para acolher todas as doações, bem como ser um ponto fixo local, para atender demandas como orientação as vítimas, visita guiada de pessoas interessadas em conhecer a ajudar na transformação positiva da realidade local.



A Rede Favos, surgiu como um projeto experimental do INSTITUTO SOCIAL BRASIL ÁFRICA, que na ocasião representava as ações da Central Única das Favelas – CUFA Pernambuco, com objetivo de desenvolver estratégias de sustentabilidade, cultura de paz e formação de agentes cidadãos comunitários, formados e informados por suas tecnologias e inovações sociais nas periferias do Grande Recife, fortalecendo o protagonismo humano nesses territórios, invisíveis diante da realidade política do Estado de Pernambuco.




Conheça nossa organização: www.redefavos.blogspot.com

SERVIÇO:

CAMPANHA SOLIDÁRIA DE ARRECADAÇÕES DE DONATIVOS PARA AS VÍTIMAS DO INCÊNDIO NOS COELHOS.

Sede da REDE FAVOS – Av. Prefeito Jorge Martins, nº 47, Coelhos, Recife/PE. (conhecida como Av. Beira Rio dos Coelhos, por baixo da ponte Joaquim Cardozo, 50 metros a esquerda)
Expediente: das 07:00 as 19:00  

Contatos: FÁBIO GOMES tim 9831-2686 / oi 8318-9242
fabiogomes.redefavos@hotmail.com