sexta-feira, 19 de julho de 2013

OFICINA DE FORMAÇÃO NA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ESTIMULA A JUVENTUDE DO SERTÃO

OFICINAS MOVIMENTAM A JUVENTUDE


O município de Floresta, situado no sertão central de Pernambuco, sedia as atividades criadas pelo Instituto Cultural Raízes como: grupo Afro Batuque, o afoxé Filhos de N'Zambi e o grupo de dança Dandara. Desde 2009, vem agregando crianças, adolescentes e jovens que participam ativamente das atividades promovidas e fortalecem elos sociais.


Consolidando sua missão, o instituto, que recebe a adesão dos familiares de todos os participantes, acredita na transformação a partir do papel social e inclusivo que permeiam as ações desenvolvidas, sempre promovendo a educação, cultura, esporte e prevenção as drogas (com apoio do Programa Atitude - Governo do estado de PE), mas seu poder está em oferecer atividades de promoção da igualdade racial e exercício da plena cidadania, tornando obstáculos vivenciados pelos jovens quilombolas e indígenas em impressionantes histórias de superações, com alegria e auto-estima.



Assim, foi a primeira oficina de cultura afro-brasileira, realizada entre os dias 12 a 14 de julho de 2013, abordando temáticas como fortalecimento da identidade étnica, conhecendo o afoxé e a tradição de matriz africana Nagô, ritmos percussivos e movimentos coreográficos, as aulas foram ministrada pelo percussionista, compositor e ativista social Fábio Gomes, que também, assume a condução das Favelas Articuladas e Organizações Solidária - REDE FAVOS.


A REDE FAVOS, estabeleceu com a presença do seu coordenador geral, parceria com o Instituto Cultural Raízes, que a representará na região, tornando possível uma maior interatividade, unidade e intervenção em seguimentos sociais e políticos, fortalecendo organizações, coletivos, associações e grupos, formais e informais, que somará as instituições estabelecidas na capital e em outras regiões de atuação da FAVOS.  "Agora estamos juntas e tornaremos mais visíveis nossas ações", diz o coordenador.


Disse, ainda, o coordenador Fábio Gomes: "é importante esse entendimento que o Instituto Cultural Raízes, nosso atual representante no sertão central, teve em compreender que trabalhando em rede poderemos sair da invisibilidade e tornar jovens invisíveis em talentos da terra. Vamos gerar ações e impactos muito mais relevantes e de alta abrangência, sintonizando municípios de diversas regiões em demandas específicas e que necessitam de nossas intervenções, pois criamos ferramentas e tecnologias que previnem e salvam vidas, podemos agora trocar experiências exitosas em diversos seguimentos." pontuou.



O diretor do Instituto Cultural Raízes, Libânio Neto, comentou "estamos lutando dia-a-dia para manter nossas ações vivas, nosso comprometimento é com as gerações de adolescentes e jovens, que crescem desconhecendo parte das suas histórias, então resgatamos, promovemos e estimulamos o fortalecimento da identidade e dos relatos vivos que remontam a origem da região, aqui descendentes de quilombolas e indígenas se misturam aos demais jovens do município para conhecerem e se orgulharem do seu legado".

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O INSTITUTO CULTURAL RAÍZES FORMA PARCEIRA COM A REDE FAVOS E PROMOVEM OFICINAS CULTURAIS PARA JUVENTUDE

O Instituto Cultural Raízes receberá a oficina de formação em cultura afro-brasileira: ritmos e danças no Afoxé Oyá Alaxé, como forma de fortalecimento da identidade de jovens negros remanescentes de quilombos e indígenas de aldeias da região.