sábado, 16 de fevereiro de 2013

ASSISTAM O ENCERRAMENTO DO AFOXÉ OYÁ TOKOLÊ NO MARCO ZERO - 2013



É DE EMOCIONAR VER TANTA GENTE CURTINDO NOSSA CULTURA... A ALEGRIA SE EXPANDE NO HORIZONTE DO MARCO ZERO DO RECIFE! SALVE A FESTA DE MOMO, SALVE OYÁ TOKOLÊ!!!




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Confira entrevista exclusiva com o Afoxé Oya Alaxé

 Confira entrevista exclusiva com o Afoxé Oya Alaxé dada ao site PE NO CARNVAL: http://www.penocarnaval.com.br/noticias/interna/192/confira-entrevista-exclusiva-com-o-afoxe-oya-alaxe

O afoxé representa uma das mais profundas raízes e importante expressão da cultura afro-brasileira. Trata-se da manifestação de um povo que se [re] liga naturalmente a força dos orixás-divindades, elementos cósmicos e encantados à magia do axé - energia vital, palavra de paz ou simplesmente uma benção contidas na cadência ijexá, ritmo principal deste gênero musical.  
 
Afoxé é o espírito festivo dos povos de terreiros que cantam, dançam, evocam e agradece com amor, paz e alegria a Deus (Olorum), à natureza, o homem, a velha, a criança em língua brasileira ou em Nagô, afirmando sua identidade negra através de uma estética colorida, rica e incandescente. Nesta entrevista, você vai conhecer um pouco mais sobre a Oya Alaxé. Não percam!
 
Como surgiu o Oyá Alaxé? 
O nome do grupo se refere a uma evocação à divindade Oyá (Yansã) que significa: Oyá a senhora do Axé, a possuidora do Axé. Nasceu no Terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá - 1892 (Terreiro de Mãe Amara), no bairro de Dois Unidos, na cidade do Recife, hoje grande pólo de fomentação cultural, reconhecida pelo Ministério da Cultura e  Fundarpe, elevada em 2009 a categoria de Ponto de Cultural Ensinamentos de mãe Amara. Surgiu da necessidade de apresentar ao público sem distinção de cor, raça e credo e origem um cortejo afro-descendente alegre e aberto a para todas as pessoas que se identifique com essa cultura, e também, um espetáculo de palco com fidelidade na representação dos símbolos e signos do povo do candomblé, com a proposta de promover, enaltecer e difundir, através da música, dança, figurinos e jóias do axé, os elementos que reafirmam a secular tradição religiosa da Nação Nagô de Pernambuco, uma das mais antigas nações de origem africana estabelecidas no Brasil e nas Américas.
 
Qual a importância do afoxé nas manifestações carnavalescas?
O ápice dos afoxés sempre foi o Carnaval, onde todos os grupos se encontram e confraternizam mostrando a união e cantando suas músicas na cadência ijexá, seja nas ruas, polos, palcos, na capital ou no interior. É uma manifestação consolidada e importante para a cultura carnavalesca do estado de Pernambuco. Vale ressaltar que muitos estados brasileiros tem seus grupos de afoxés. Sempre preocupados em fazer os seus papéis para reverter às várias dificuldades sócio-econômicas das suas comunidades. Ressalto, ainda, que o afoxé tem fundamental importância no Carnaval porquê neste momento apresenta a sociedade o resultado anual de um trabalho constante de doação voluntária as suas comunidades resgatando a auto-estima, fortalecendo laços familiares, acolhendo, educando e misturando cidadãos dos morros e asfaltos.
 
Vocês desenvolvem trabalho social?
Constantemente. Os diversos trabalhos culturais, sociais, educacionais e artísticos que desenvolvemos nos fez ultrapassar as fronteiras do Estado e do País, nos elevou a categoria de ponto de cultura reconhecido nacionalmente pela nossa atuação qualificada na sociedade e, consolidou nossas práticas culturais em ações afirmativas. Hoje é comum vermos jovens e adultos que participaram de nossas ações e atividades, que tiveram seus primeiros contatos com a cultura, com o social, com a sociedade e outros países por causa do Afoxé Oyá Alaxé.

FONTE: por Redação PE no CARNAVAL