quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O CARIBE RECEBE O AFOXÉ OYÁ ALAXÉ NO FESTIVAL SANTIGAO DEL FUEGO - CUBA.




A 30ª edição do Festival do Caribe
"Fiesta del Fuego 2010"



Acontece entre 03 e 09 de julho de 2010, em Santiago de Cuba, será dedicada à cultura de Pernambuco e à Ilha de Curaçao. Uma das maiores festas nacionais, o evento reúne artistas do mundo inteiro com intuito de promover o intercâmbio de informações e estreitar laços. Pernambuco foi escolhido por sua identidade cultural em que muito se assemelha à de Santiago, desde a valorização das raízes afro, o instinto libertário, guerreiro, até o tipo de relação que seu povo tem com as manifestações culturais.

O Afoxé Oyá Alaxé, através de seu direotr cultural Fábio Gomes, que atualemte exerce a função de produtor, mestre de percussão, compositor e educador social na entidade, já esteve de passagem na ilha em 1998, quando era dançarino do grupo Balé Popular do Recife e participou do mesmo evento. Retornando ao Caribe em 2002, para participar de show cultural de artistas pernambucanos em Havana/Cuba, procurou articular e fortalecer a identidade dos povos de terreiros - os Nagôs do Recife,  junto à tradição da Santería Cubana, percebendo que ambas as culturas são provenientes da mesma origem e de mesmos grupos étnicos que cultuam os Orixás (Deuses da Natureza que se encantaram) e valores ancestrais de matriz africana. 

A articulação não parou por aqui. O Afoxé Oyá Alaxé, através de convite feito pelo cineasta pernambucano Niltinho e Eduardo Homem de Melo (da TV Viva) aceitou participar e indicou seus representantes, Maria Helena, Fábio Gomes e Vera Baroni, para prestar entrevista no primeiro vídeo-carta intitulado: "Pernambuco hasta Cuba", que tinha como objetivo mostrar aos hermanos cubanos, a irmandade cultural, religiosa, social e política que nosso estado tem com o país Cubano e vice-versa.  

"O vídeo-carta da TV Viva foi, sem dúvida, o instrumento de maior importância para celar de vez o intercâmbio entre o Brasil, através de Pernambuco e, os países do Caribe, através de Santiago de Cuba.  Essa intensa jornada cultural que envolveu as falas de importantes personalidades da cultura, política, social e intelectual do estado colocou-nos na vitrine do Festival, impulsionando o setor da política cultural a mobilizar os brincantes, os artistas e produtores culturais na realização do maior festival que o Caribe promove. Mostrarmos uma festa com a nossa essência, alegria, calor, colorido e alma pernambucana. 

No Festival Santiago del Fuego, iremos apresentar-nos num espetáculo mix da diversidade cultural pernambucana promovido pela FUNDARPE, além de realizarmos desfiles pelas antigas ruas de Santiago e Havana, palestras sobre a cultura tradcional e o culto aos Orixás, participar de intervenções culturais junto as locais... será o máximo!" - explica os fundadores do Afoxé Oyá Alaxé Fábio Gomes e Maria Helena.