CERIMÔNIA DE ABERTURA PÚBLICA DO PONTO DE CULTURA ENSINAMENTOS DE MÃE AMARA
Abertura realizada pela presidente do ISBA e Coord. do Ponto de Cultura - Maria Helena
Ontem, dia 19 aconteceu o Lançamento do Ponto de Cultura "Ensinamentos de Mãe Amara", uma ação afirmativa do Instituto Social Brasil África - ISBA, Terreiro de Mãe Amara e Afoxé Oyá Alaxé, que ganhou o reconhecimento oficial do estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco e FUNDARPE. Os Pontos de Cultura é um ação do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e, no estado de Pernambuco cabe a FUNDARPE reconhecer, por meio de edital público, iniciativas culturais que tenham por objetivo trabalhar a cultura na dimensão do patrimônio material e imaterial que ela representa, mais que um ponto de desenvolvimento da manifestação cultural, é um ponto de convergência cultural, tradicional, social e de transmissão e preservação da cultura pernambucana.
A coordenadora de planejamento do Ponto de Cultura - Yabá Janina
Como ponto de cultura, o Instituto Social Brasil África Ilê Obá Aganjú - ISBA, oferece oficinas com griôs, confecção de bijuterias africanas, capoeira angola, oficina de pesquisa, documentação, registro e preservação da memória e do patrimônio cultural, além de oficina de audiovisual. O ponto pretende com seu trabalho tornar-se um centro cultural de referência religiosa de tradição nagô.
Com 67 anos de trabalho no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife, o Ilê Obá Aganjú Okoloyá (Ensinamentos da Mãe Amara) é reconhecido e respeitado pela comunidade pelo tipo de conhecimento que perpetua entre seus participantes. Desenvolve um trabalho de formação junto aos jovens, com oficinas didáticas e midiáticas, via inclusão digital.
Participação da Mãe Dada e seus filhos do Ponto de Cultura Oxalá Talabí (Paulista)
Neste dia houve: Celebração em Nagô aos Orixás e Alujá Ayón Xangô com Oganilús ritualísticos iniciados do Terreiro de Mãe Amara, Saudação a Iyalorixá Mãe Amara Mendes (78 anos) , Apresentação da Gestão do Ponto de Cultura "Ensinamentos de Mãe Amara", Exibição do I Curta produzido por Jovens Cineastas de Terreiros: "Afoxé Oyá Alaxé - Ação Afirmativa do Povo do Axé" e Apresentações Culturais: Roda de Capoeira Ângola Obá Kosò, Coreografia Folhas Sagradas Grupo de Dança Nagô A'Jô e Afoxé Oyá Alaxé.
Fotos fornecidas do Blog: http://oxalatalaby.blogspot.com.br/2009/11/lancamento-do-ponto-de-cultura.html